sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Usina de Compostagem

As Usinas de Triagem e Compostagem do lixo doméstico urbano, vem se desenvolvendo no Brasil desde 1969, com a primeira instalação destas plantas.

Na usina de compostagem primeiro é feita a separação do material sólido e reciclavel. O que resta é em grande parte material orgânico que é levado para o biodigestor -câmaras onde os produtos orgânicos sofrem a ação natural das bactérias de decomposição. Nesse processo há a produção de metano (que pode ser aproveitado) e gás carbônico. Terminada a fermentação o resíduo é homogeneizado e pode ser usado como adubo na agricultura.

Os maiores beneficiados com esse processo são o meio ambiente e a saúde coletiva.A reciclagem de papeis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo domestico - reduz a utilização de aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem tembem contar com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores.Alem disso a reciclagem fás uma redução significativa no nível da poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais através da economia de energia e matéria-prima.

2 comentários:

  1. Falta vídeo e charges, olhem essa:
    http://www.google.com/imgres?q=charges+de+lixo&start=12&num=10&um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=643&tbm=isch&tbnid=f16Np7-hEEVcHM:&imgrefurl=http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html&docid=F_acv2wURjGgbM&imgurl=http://conexaoambiental.zip.net/images/chargeParagem.jpg&w=400&h=400&ei=4OyqTsqlBcrEgQf8qIjZDw&zoom=1

    ResponderExcluir